SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Tempo na psicologia: contribuição da visão cronobiológica à compreensão biopsicossocial da saúdeA lei antimanicomial e o trabalho de psicólogos em instituições de saúde mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

EIZIRIK, Marisa Faermann  e  TREVISAN, Juliano Fontana. Da genealogia da moral à moral do ressentimento: a crueldade nos bons costumes. Psicol. cienc. prof. [online]. 2006, vol.26, n.3, pp. 360-367. ISSN 1414-9893.

Vivemos em um momento histórico em que a crueldade de algumas ações humanas (interpretadas como violentas e despidas de qualquer amor ao próximo) parece atingir um ápice, transformando-se em freqüentes matérias jornalísticas. Paralelo a essa realidade, cria-se o `homem mau'; por contraste, surge o `homem bom' (que não é capaz de cometer aquelas ações). A partir da reflexão sobre a idéia nietzscheana de genealogia da moral e sobre seu conceito de crueldade, esperamos, em um primeiro momento, problematizar não somente o `homem mau' mas também o `homem bom', com o intuito de pensar não sobre suas estruturas de personalidade, mas sim, sobre as condições histórico-sociais que possibilitaram a emergência desses dois tipos de homem, e, em um segundo momento, pensar a crueldade humana a partir de uma perspectiva histórica, contribuindo para um olhar sobre o humano que seja menos dicotômico e mais social, político e trágico.

Palavras-chave : Nietzsche; Crueldade; Moral; `Homem mau x homem bom'.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )