SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3A lei antimanicomial e o trabalho de psicólogos em instituições de saúde mentalSobrevivendo à tempestade: a influência do tratamento oncológico de um filho na dinâmica conjugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

LOMONACO, José Fernando Bitencourt. Três idéias sedutoras e quatro sugestões preciosas: algumas reflexões de Jerome Kagan. Psicol. cienc. prof. [online]. 2006, vol.26, n.3, pp. 384-405. ISSN 1414-9893.

São consideradas três idéias, denominadas por Jerome Kagan idéias sedutoras pela sua capacidade de se apresentarem como intuitivamente verdadeiras. A primeira é a de que processos psicológicos tais como inteligência, consciência, etc, podem ser amplamente generalizados para uma ampla gama de situações. A segunda refere-se ao determinismo infantil, à crença de que as primeiras experiências infantis constituem uma influência determinante no desenvolvimento. A terceira é relativa ao princípio do prazer, à noção de que o comportamento humano é regido fundamentalmente pela busca do prazer. Fundamentado em dados de diferentes áreas do conhecimento, Kagan demonstra a falácia de cada uma dessas idéias e apresenta quatro sugestões construtivas para aqueles que trabalham nas ciências sociais e comportamentais.

Palavras-chave : Idéias falaciosas; Generalização indevida,; Determinismo infantil; Princípio do prazer.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )