SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Três idéias sedutoras e quatro sugestões preciosas: algumas reflexões de Jerome KaganViolência contra a mulher e atendimento psicológico: o que pensam os/as gestores/as municipais do SUS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

STEFFEN, Bárbara Cristina  e  CASTOLDI, Luciana. Sobrevivendo à tempestade: a influência do tratamento oncológico de um filho na dinâmica conjugal. Psicol. cienc. prof. [online]. 2006, vol.26, n.3, pp. 406-425. ISSN 1414-9893.

O diagnóstico de câncer infantil altera o padrão de funcionamento familiar, fazendo com que a atenção dos pais se concentre sobre o filho doente. Por essa razão, é freqüente a relação conjugal perder espaço, o que pode levar ao aumento da incidência de conflitos entre os cônjuges. O presente estudo tem por objetivo investigar a influência que o acompanhamento do tratamento oncológico do filho exerce sobre a conjugalidade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, da qual participaram três casais cujos filhos realizavam tratamento oncológico em um hospital pediátrico. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas semidirigidas, que foram gravadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo. Os resultados encontrados apontam a necessidade de intervenções dentro do âmbito hospitalar no sentido de minimizar conflitos e resgatar a conjugalidade. Este artigo, pois, apresenta algumas possibilidades de intervenção.

Palavras-chave : Câncer infantil; Conjugalidade; Hospitalização; Intervenção psicológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )