SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Um encontro inesperado: os pais e seu filho com deficiência mentalTestes psicológicos: análise da produção científica brasileira no período 2000-2004 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia: ciência e profissão

versión impresa ISSN 1414-9893

Resumen

FERREIRA, Elizelma Ortencio  y  CAPITAO, Claudio Garcia. Agressividade e raiva: perfil de presidiários. Psicol. cienc. prof. [online]. 2006, vol.26, n.3, pp.462-477. ISSN 1414-9893.

Este trabalho verificou diferenças entre o tipo de delito (furto, roubo, seqüestro, homicídio, latrocínio e outros) e os construtos agressividade e raiva por meio do Teste de Frustração de Rosenzweig (PF) e do Inventário de Expressão e Raiva em Estado e Traço (STAXI), respectivamente. Aplicaram-se ambos os testes em cento e vinte e cinco presidiários de uma penitenciária de segurança máxima do interior de São Paulo. A análise de variância ANOVA indicou que o grupo de seqüestradores apresenta, no STAXI, uma instabilidade muito grande entre os fatores relativos à raiva, enquanto os que não praticaram seqüestro têm uma estabilidade aparentemente maior. A diferença significativa para o fator intrapunitivo, no PF, mostrou que os indivíduos que cometeram furto reprimem menos a agressividade em situações de frustração, quando comparados àqueles que não cometeram tal delito.

Palabras clave : Agressividade; Avaliação psicológica; Perfil de presidiários; Raiva; Testes psicológicos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )