SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Testes psicológicos: análise da produção científica brasileira no período 2000-2004Educacão infantil na Noruega índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

MARIN RUEDA, Fabián Javier; BARTHOLOMEU, Daniel  e  SISTO, Fermino Fernandes. Maturidade perceptual e inteligência. Psicol. cienc. prof. [online]. 2006, vol.26, n.3, pp. 490-503. ISSN 1414-9893.

O objetivo desta pesquisa foi analisar e correlacionar os resultados obtidos no Teste Guestáltico Visomotor de Bender e no Teste do Desenho da Figura Humana-Goodenough. A hipótese foi que haveria correlação negativa entre os testes, ou seja, conforme aumentasse o nível intelectual das crianças a partir do teste do Desenho da Figura Humana, diminuiria o número de erros apresentados no Bender. Participaram da pesquisa 312 crianças de ambos os sexos, de 1ª a 4ª série, de uma escola pública do interior de São Paulo, com idades variando entre sete e dez anos. Os resultados mostraram correlações negativas e significativas entre os testes, confirmando a hipótese do estudo. Tais resultados permitiriam inferir que o TGB e o DFH estariam medindo parte do mesmo construto, o que poderia ser considerado uma evidência de validade.

Palavras-chave : Teste do Desenho da Figura Humana; Teste de Bender; Inteligência; Instrumentos de medida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )