SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue3Perceptual-motor maturity and intelligenceThe hospital psychology probation supervision in graduation course: an experience relate author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

LORDELO, Eulina da Rocha  and  ROTHLE, Monika. Educacão infantil na Noruega. Psicol. cienc. prof. [online]. 2006, vol.26, n.3, pp. 504-515. ISSN 1414-9893.

Em comparação com os demais países nórdicos, a Noruega tem uma história mais recente de educação infantil. Um sistema disseminado e com forte financiamento público só se tornou disponível a partir dos anos 70. A descrição desse sistema de educação infantil contida neste artigo inclui um breve histórico, informações sobre financiamento, responsabilidades e custos, disposições legais sobre pessoal - formação necessária e condições de trabalho, bem como instalações, equipamentos e materiais. Todo o sistema é regulado por legislação nacional, preservando ampla liberdade de planejamento e ação para as próprias instituições e o pessoal envolvido. Os objetivos e metas, conteúdos e métodos, a pedagogia como idéias sustentadas e práticas assumidas constituem o foco central do artigo, especialmente a ênfase dedicada à brincadeira e ao trabalho criativo. Acompanhando o relato, o artigo propõe algumas comparações com a situação brasileira, enfatizando as diferenças legais, culturais e pedagógicas que podem ser observadas nos dois sistemas, buscando-se refletir sobre lições que podem ser extraídas e usadas na avaliação do sistema de educação infantil no Brasil.

Keywords : Educação infantil; Currículo; Brincadeira; Cuidado com a criança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )