SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue4Disciplinary practices and drug use: ilegalism management in contemporaneous sceneSuffering in arrest monitoring: the work and the mental health care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

GUEDES, Marcela Ataide. Intervenções psicossociais no sistema carcerário feminino. Psicol. cienc. prof. [online]. 2006, vol.26, n.4, pp. 558-569. ISSN 1414-9893.

Um dos meios de percepção do crescimento da violência na sociedade atual pode ser mensurado pelo aumento da população carcerária, o que pode favorecer a violação dos direitos humanos. Considerando os poucos dados disponíveis, o presente trabalho buscou investigar essa população, visando a contribuir para a produção de conhecimento sobre esse grupo. Por meio do plantão psicológico, realizado numa delegacia de Belo Horizonte, MG, acolhemos demandas espontâneas de sessenta e sete mulheres, de agosto de 2004 a julho de 2005. A faixa etária das mulheres variou de dezoito a quarenta e dois anos, e o tempo de prisão, de um a trinta e seis meses. A análise temática dos assuntos abordados pelas mulheres aprisionadas salientou características como o cotidiano prisional, a maternidade/relações familiares, as vivências amorosas internas/externas e as relações de gênero. Foram apontadas estratégias individuais e coletivas que visam a facilitar a dinâmica interna cotidiana: o apego aos filhos/familiares, as práticas religiosas, as oficinas de artesanato, o trabalho na limpeza e as relações amorosas internas.

Keywords : Sistema prisional feminino; Exclusão social; Psicologia social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )