SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4Depois das grades: um reflexo da cultura prisional em tndivíduos libertosRepercussões da violência na construção da identidade feminina da mulher presa: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

SANTOS, Andréa Marília Vieira. Pais encarcerados: filhos invisíveis. Psicol. cienc. prof. [online]. 2006, vol.26, n.4, pp. 594-603. ISSN 1414-9893.

Esta pesquisa visa a fomentar uma discussão que consideramos de grande relevância social. Como estudantes de Psicologia, curiosos a respeito do comportamento humano e das relações sociais, uma questão chama nossa atenção: como uma criança pequena vive a experiência da referência paterna submetida à tutela do Estado? Embora representem enormes avanços, na prática, a Lei de Execução Penal e O Estatuto da Criança e do Adolescente parecem inconciliáveis: o direito ao convívio e o vínculo da criança com o pai tutelado pelo sistema carcerário apresenta-se, de fato, barrado. As regras de condutas igualam o tratamento dispensado a adultos e crianças. Diz uma criança de quatro anos: "... a gente abaixa e levanta três vezes, é igual fazer xixi." Torna-se indispensável rever os procedimentos adotados; o que ocorre pode, no mínimo, ser tomado como maus-tratos.

Palavras-chave : Crianças; Cárcere; Pais; Cidadania.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )