SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue4The subjectivity of the imprisoned, a challenge for PsychologyReduction of full legal age: theoretical and empiric issues author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

GUIMARAES, Cristian Fabiano; MENEGHEL, Stela Nazareth  and  OLIVEIRA, Carmen Silveira de. Subjetividade e estratégias de resistência na prisão. Psicol. cienc. prof. [online]. 2006, vol.26, n.4, pp. 632-645. ISSN 1414-9893.

Este estudo aborda a produção de subjetividade num presídio brasileiro de regime semi-aberto, com homens albergados. O objetivo da pesquisa foi compreender os modos de subjetivação e identificar as estratégias de resistência como táticas de enfrentamento às violências. Construiu-se um processo investigativo cartográfico, utilizando como ferramentas a observação participante, a fotografia, entrevistas semi-estruturadas e a análise de documentos. Além disso, foi organizado um grupo-dispositivo, que buscou identificar e disparar resistências. Constatou-se a existência de modos de subjetivação delinqüentes no presídio e o uso de resistências reativas, como a vitimização e o consumo abusivo de drogas. Entre as resistências ativas que os albergados encontram para sobreviver no presídio, estão: os códigos internos, as produções artísticas e a ruptura com o discurso de vítima. Este artigo valoriza a produção de subjetividades dos apenados e mostra existir resistência no cotidiano da prisão.

Keywords : Subjetividade; Prisões; Resistências; Esquizoanálise.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )