SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Visita domiciliar em saúde mental: o papel do psicólogo em questão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

MEDEIROS, José Gonçalves et al. Emergência conjunta dos comportamentos de ler e escrever palavras e identificar números após o ensino em separado desses repertórios. Psicol. cienc. prof. [online]. 2007, vol.27, n.1, pp. 4-21. ISSN 1414-9893.

Doze crianças, do sexo masculino e feminino, da primeira série do ensino fundamental público e que não apresentavam o repertório de ler e o de identificar números foram os participantes. Suas idades variavam entre 6 e 8 anos. Os comportamentos foram ensinados por meio de um procedimento de discriminação condicional. Verificou-se a ocorrência da aprendizagem sem erro das relações ensinadas para todos os Ps, exceto para um (P10). Nas etapas de testes das relações BC/CB, os Ps estabeleceram as equivalências. No teste das relações C'D, os Ps leram as novas expressões, agora compostas por palavras e números, além de outras expressões de generalização. Os dados são discutidos, mostrando que o ler e escrever palavras e identificar números são classes de estímulos equivalentes e que o ensino delas facilitou e promoveu a leitura com compreensão, tornando-se possível a extensão do procedimento para uma situação aplicada.

Palavras-chave : Ler; Identificar números; Equivalência palavra-número; Dificuldades de aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )