SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Emergência conjunta dos comportamentos de ler e escrever palavras e identificar números após o ensino em separado desses repertóriosFamília pós-divórcio: a visão dos filhos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

PIETROLUONGO, Ana Paula da Cunha  e  RESENDE, Tania Inessa Martins de. Visita domiciliar em saúde mental: o papel do psicólogo em questão. Psicol. cienc. prof. [online]. 2007, vol.27, n.1, pp. 22-31. ISSN 1414-9893.

Este artigo tem por objetivo principal discutir a visita domiciliar em saúde mental, refletindo acerca dos sentidos construídos nas relações estabelecidas entre os membros da equipe multidisciplinar, entre equipe e família e intermembros do sistema familiar, e, assim, contribuir para a capacitação familiar e conseqüente inclusão social do usuário de saúde mental. Tendo como base a experiência em um hospital psiquiátrico do DF, foi delineada uma tríade atitudinal para ancorar este trabalho dentro dos pressupostos da reforma psiquiátrica: a ética, a ação teórica e a postura reflexiva. Concluiu-se que é a partir do questionamento de conceitos já naturalizados sobre a doença mental como incapacitadora e alienante, e a família como culpada e incapaz de cuidar, que o usuário pode ter a sua cidadania retomada. Por ser conhecedor da importância das relações para a construção de sentidos e pela sua disponibilidade para a escuta, definiu-se o papel do psicólogo dentro da equipe, na visita domiciliar, como precursor dessa mudança relacional.

Palavras-chave : Visita domiciliar; Tríade atitudinal; Capacitação familiar; Inclusão social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )