SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Responsabilidade social nas organizações de trabalho: benevolência ou culpa?Depressão: uma 'psicopatolologia' classificada nos manuais de psiquiatria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: ciência e profissão

versión impresa ISSN 1414-9893

Resumen

CONTE, Marta; OLIVEIRA, Carmen Silveira de; HENN, Ronaldo César  y  WOLFF, Maria Palma. Consumismo, uso de drogas e criminalidade: riscos e responsabilidades. Psicol. cienc. prof. [online]. 2007, vol.27, n.1, pp. 94-105. ISSN 1414-9893.

Este artigo aborda o tema consumismo, suas relações com o uso de drogas, com a criminalidade e os efeitos sobre as subjetividades na sociedade contemporânea. Em fundamentações no campo da Psicanálise, da Filosofia, da Sociologia e do Direito, buscou-se a análise da complexidade do entrelaçamento desses fenômenos, visando a subsidiar os debates e políticas que incidam no tema em questão em uma sociedade de risco. Para tanto, parte-se de leitura transdisciplinar de dados colhidos em entrevistas e em grupo de discussão, realizados com apenados que cumpriam pena em duas cidades da região metropolitana de Porto Alegre. Em tais atividades, os temas Justiça, droga e consumismo tiveram presença preponderante.

Palabras clave : Consumismo; Criminalidade; Psicanálise; Transdisciplinaridade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )