SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue1onsumption, drugs usage and criminality: risks and responsibilitiesTalking about deaht and the act of dying in the area of deficiency author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

MONTEIRO, Kátia Cristine Cavalcante  and  LAGE, Ana Maria Vieira. Depressão: uma 'psicopatolologia' classificada nos manuais de psiquiatria. Psicol. cienc. prof. [online]. 2007, vol.27, n.1, pp. 106-119. ISSN 1414-9893.

O presente trabalho discute o fenômeno da depressão resgatando uma visão de psicopatologia que destaca a psicanálise, em vez da psiquiatria biológica. Para tanto, fez-se um resgate histórico da influência dos ditames da ciência moderna no paulatino desaparecimento do termo melancolia em função da classificação dos manuais de psiquiatria e, do conhecimento psicopatológico em detrimento da perspectiva organicista. Abordou-se também, a contribuição da psicopatologia psicanalítica da depressão, uma perspectiva cuja atividade diagnóstica não se encerra na classificação, mas enfatiza a dimensão biográfica como imprescindível para a execução da tarefa diagnóstica. Finalmente, conclui-se que é relevante considerar: (1) o tratamento da depressão baseando-se na singularidade do sujeito que apresenta tal quadro e, não somente na sintomatologia; (2) que nem toda manifestação de tristeza é uma manifestação patológica; e, (3) a compreensão da depressão normal enquanto luto, no sentido psicanalítico do termo, que, após um certo lapso de tempo, necessita ser superado e a libido reinvestida em outros objetos.

Keywords : Depressão; Psicanálise; Psicopatologia e classificação psiquiátrica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )