SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Prazer e sofrimento de psicólogos no trabalho em empresas privadasServiço de assistência especializada (SAE): uma experiência profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

CORDEIRO, Mariana Prioli; SCOPONI, Renata de Souza; FERREIRA, Solange Leme  e  VIEIRA, Camila Mugnai. Deficiência e teatro: arte e conscientização. Psicol. cienc. prof. [online]. 2007, vol.27, n.1, pp. 148-155. ISSN 1414-9893.

As pessoas com deficiência costumam ser estigmatizadas e excluídas do convívio social e das atividades consideradas normais. Para transformar essa realidade, a Assembléia Geral da ONU (1990) enfatizou o modelo de sociedade inclusiva, baseado no princípio de que todas as pessoas têm o mesmo valor e que a sociedade deve empenhar-se para atender as diferentes necessidades de cada cidadão. Dentro dessa visão, foi criado o Grupo de Teatro para Atores Especiais (G.T.P.A.Ê.), com o objetivo principal de possibilitar o desenvolvimento das habilidades pessoais e sociais da pessoa com deficiência mental, além de informar a sociedade sobre as reais potencialidades e limitações desses indivíduos. A intervenção se desenvolve durante laboratórios de teatro, passeios noturnos e apresentações do grupo. É possível observar expressões criativas dos participantes, assim como o desenvolvimento de autonomia e auto-estima. Também se observa um impacto das apresentações no público, que pode levar à diminuição de preconceitos e facilitar o processo de inclusão.

Palavras-chave : Deficiência mental; Habilidade social; Teatro; Inclusão social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )