SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Deficiência e teatro: arte e conscientizaçãoServiço de orientação via e-mail: novas considerações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

SILVA, Carla Glenda Souza da. Serviço de assistência especializada (SAE): uma experiência profissional. Psicol. cienc. prof. [online]. 2007, vol.27, n.1, pp. 156-163. ISSN 1414-9893.

O trabalho visa a discutir o processo de implantação e operacionalização de um serviço de assistência especializada (SAE), que objetiva vincular o usuário portador do vírus HIV/Aids à equipe multiprofissional através da descrição de experiência profissional. Alcançou-se a implantação e operacionalização do SAE com a implementação de uma política de assistência voltada para o bem-estar, a humanização e a qualidade de vida do usuário. A implantação do serviço permitiu garantir a resolutividade, a eqüidade e a integralidade dos serviços no Município de Cabedelo, bem como a ampliação do processo de descentralização da atenção, conforme orienta a política institucional do SUS no Brasil, mesmo enfrentando dificuldades de ordem política, econômica e estrutural local. A cidade possui uma população de 47.076 habitantes. Há oitenta e seis casos de Aids notificados no período de jun./85 a fev./05. É um Município predominantemente urbano, litorâneo, portuário, é rota de caminhoneiros, possui um ferry boat, e apresenta elevado índice de prostituição.

Palavras-chave : Gestão da saúde; HIV/Aids e outras DSTs; SAE.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )