SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Serviço de assistência especializada (SAE): uma experiência profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

FORTIM, Ivelise  e  COSENTINO, Leonardo Antonio Marui. Serviço de orientação via e-mail: novas considerações. Psicol. cienc. prof. [online]. 2007, vol.27, n.1, pp. 164-175. ISSN 1414-9893.

Este artigo se propõe a analisar o aumento crescente da demanda do serviço de orientação psicológica via e-mail, desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa de Psicologia e Informática da Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Partindo de uma breve retrospectiva dos serviços do núcleo, do perfil dos usuários, dos tipos de pedidos e dos temas centrais das mensagens nos anos 2003 e 2004, este texto apresenta novas reflexões sobre uma área de pesquisa muito proeminente dentro da Psicologia, incluindo elementos atuais às hipóteses anteriormente formuladas. As recentes transformações e atualizações tecnológicas pedem constantes análises, que são necessárias à promoção de qualidade e ética no exercício da profissão mediado pelo computador.

Palavras-chave : Psicologia e informática; Serviço de orientação psicológica via e-mail; Correio eletrônico; Computador; Virtual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )