SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Da tutela à autonomia: narrativas e construções do cotidiano em uma residência terapêutica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

PIMENTEL, Adelma  e  ARAUJO, Lucivaldo da Silva. Concepção de criança na pós-modernidade. Psicol. cienc. prof. [online]. 2007, vol.27, n.2, pp. 184-193. ISSN 1414-9893.

O artigo apresenta uma perspectiva sintética da concepção de criança, pontuando questões relacionadas à pós-modernidade e ao problema da violência sexual intrafamiliar, o que faz parte da revisão bibliográfica para a elaboração de dissertação do Mestrado em Psicologia Clínica e Social da UFPA. As reflexões são articuladas através dos pontos de vista da Psicologia e da terapia ocupacional, pois a primeira é a base do nosso mestrado, e a segunda, do campo de atuação. O pensamento pós-moderno valoriza o singular e o idiossincrático, assim, apreender o discurso sobre a criança nos remete à importância de compreender o que elas próprias pensam e sentem sobre a sua condição infantil. A Psicologia da qual nos valemos oferece, para as análises, o conceito de nutrição psicológica, que diz respeito ao provimento, pelos cuidadores, de alimentos positivos capazes de permitir à criança desenvolver-se de modo criativo e saudável; além desse conceito, a terapia ocupacional apresenta o de atividades expressivas.

Palavras-chave : Criança; Pós-modernidade; Violência sexual intrafamiliar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )