SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2From the guardianship to autonomy: narratives and constructions of daily life in a residential serviceDepressive symptomatology in high school adolescents: a study of the social representations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

LEMOS, Caioá Geraiges de; BUENO, José Maurício Haas; SILVA, Priscila Lopes da  and  GENICOLO, Vivian Cestari. Referenciais de carreira e identidade profissional em estudantes universitários. Psicol. cienc. prof. [online]. 2007, vol.27, n.2, pp. 208-223. ISSN 1414-9893.

Este estudo teve como objetivo investigar a relação entre inclinações profissionais (referenciais de carreira) e atitudes em relação à carreira profissional em estudantes universitários no contexto de um mundo do trabalho em transformação. Os estudantes eram provenientes de vários cursos (N=493), de ambos os sexos, de uma universidade particular da cidade de São Paulo. Os referenciais de carreira foram avaliados por meio de um inventário de inclinações profissionais, que informa sobre inclinação ao empreendedorismo, à autonomia e liberdade, ao altruísmo e à estabilidade e à manutenção do estilo de vida, com precisão e validade fatorial. Utilizou-se também um questionário que informa os motivos para a escolha, satisfação, comprometimento e empreendimento de ações efetivas em relação à carreira profissional. Os resultados indicaram que as inclinações profissionais estão associadas a diferentes atitudes em relação à carreira, permitindo concluir que diferentes tipos de representações sobre o papel da profissão na vida influenciam diretamente no processo de formação da identidade profissional desses estudantes.

Keywords : Carreira; Identidade profissional; Avaliação psicológica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )