SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Referenciais de carreira e identidade profissional em estudantes universitáriosPais, filhos e deficiência: estudos sobre as relações familiares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: ciência e profissão

versión impresa ISSN 1414-9893

Resumen

MONTEIRO, Fabiana Ribeiro; COUTINHO, Maria da Penha de Lima  y  ARAUJO, Ludgleydson Fernandes de. Sintomatologia depressiva em ddolescentes do ensino médio: um estudo das representações sociais. Psicol. cienc. prof. [online]. 2007, vol.27, n.2, pp. 224-235. ISSN 1414-9893.

A depressão é uma das psicopatologias que vêm avançando nas demandas da saúde coletiva e ocorre em qualquer idade, independentemente da inserção socioeconômica e cultural. O presente trabalho teve como objetivo apreender as representações sociais (RS) da depressão de adolescentes com e sem sintomatologia depressiva no contexto do ensino médio em escolas públicas e privadas da cidade de João Pessoa - PB. Utilizou-se o Inventory Children Depression (CDI) como screening da amostra e o teste de associação livre de palavras (TALP) entre os duzentos e dez participantes de ambos os sexos, com idades entre catorze e dezoito anos. Os dados do TALP foram analisados através do software Tri-Deux-Mots, por meio da análise fatorial de correspondência (AFC). Os resultados indicaram que as RS elaboradas pelos estudantes sem sintomatologia ancoraram a depressão na morte e na dor, ao passo que os adolescentes com sintomatologia depressiva basearam-se na solidão e na droga. Esses resultados sugerem que a depressão pode interferir negativamente no cotidiano, nas atividades escolares, na auto-estima e na sociabilidade na adolescência.

Palabras clave : Representações sociais; Depressão; Adolescentes.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )