SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Pais, filhos e deficiência: estudos sobre as relações familiaresAdoecimento psíquico em mulheres portadoras do vírus HIV: um desafio para a clínica contemporânea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

CORTEGOSO, Ana Lucia. Identificação e descrição de relações comportamentais na economia solidária. Psicol. cienc. prof. [online]. 2007, vol.27, n.2, pp. 246-265. ISSN 1414-9893.

Que comportamentos, nas relações organismo-ambiente, fazem parte da economia solidária como organização para o trabalho e repercussão na sociedade? A partir de observação e registro de informações em situações de trabalho em uma incubadora universitária de empreendimentos solidários, consulta a documentos de atividades realizadas e literatura e entrevistas sobre aspectos da atuação de diferentes tipos de atores nesse campo de atividade humana, foi possível identificar e descrever comportamentos organizacionais e individuais. Tais comportamentos são considerados relevantes para práticas culturais cooperativas, distribuição eqüitativa dos benefícios do trabalho e relação menos predatória do homem com seu ambiente, inclusive social, em termos de relações ambiente-organismo. O produto deste estudo, como sistematização de atividades de uma agência universitária destinada a incubar empreendimentos solidários, representa contribuição para a compreensão do papel de diferentes atores sociais no complexo fenômeno social que é a economia solidária, a partir do conceito de comportamento como proposto pela análise do comportamento.

Palavras-chave : Comportamentos em economia solidária; Comportamentos organizacionais; Práticas culturais no trabalho; Economia solidária.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )