SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Identification and description of behavior relations in solidary economyPositivism: what is your influence today? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

JOANA FINKELSTEIN, Veras. Adoecimento psíquico em mulheres portadoras do vírus HIV: um desafio para a clínica contemporânea. Psicol. cienc. prof. [online]. 2007, vol.27, n.2, pp. 266-275. ISSN 1414-9893.

Este artigo tem como objetivo aprofundar o entendimento e promover a reflexão sobre o sofrimento psíquico de mulheres portadoras do vírus HIV. Tomei como base minha vivência inicial de estagiária e atual de profissional, atuando em instituições que atendem pacientes com problemas clínicos infectológicos, entre eles, a infecção pelo vírus HIV. Sustentei-me em textos psicanalíticos, em estudos recentes sobre a problemática da Aids e no significado da morte real e simbólica, considerando a representação social da epidemia e suas repercussões na subjetividade. Destaquei o adoecimento psíquico das pacientes, expresso através do sofrimento melancólico, cuja decorrência foi relacionada a aspectos inconscientes da sexualidade, trazidos à tona frente ao diagnóstico, à confrontação com o tema da morte e à forma de subjetivação da sociedade contemporânea.

Keywords : Vírus HIV; Adoecimento psíquico; Melancolia; Sexualidade feminina.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )