SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Adoecimento psíquico em mulheres portadoras do vírus HIV: um desafio para a clínica contemporâneaPorta de entrada para adolescentes autistas e psicóticos numa instituição índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

SILVINO, Alexandre Magno Dias. Epistemologia positivista: qual a sua influência hoje?. Psicol. cienc. prof. [online]. 2007, vol.27, n.2, pp. 276-289. ISSN 1414-9893.

O que é ciência? Essa questão continua pertinente. Banalizada por uns ou valorizada ao extremo por outros, a verdade é que ela ganha força sempre que uma área do conhecimento se pretende científica. A flexibilização - ou mesmo substituição - dos critérios de demarcação contemporâneos é seu mote principal, o que confere à discussão um tom maniqueísta entre positivismo versus pós-modernismo. Nessa discussão, diferentes disciplinas são classificadas como positivistas, apesar das suas divergências filosóficas, teóricas e metodológicas. Mas parece plausível chamar a epistemologia hegemônica de positivista? O objetivo deste artigo é mostrar que o rótulo é inadequado, apesar da influência do positivismo. Para tanto, são articulados três argumentos: o positivismo está circunscrito historicamente; o sentido de investigação, fundamentalmente dedutivo, da ciência contemporânea constitui um rompimento com ele, e a classificação de positivismo adotada coloca, sob a mesma égide, disciplinas essencialmente distintas.

Palavras-chave : Epistemologia; Positivismo; Pós-modernismo; Ciência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )