SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Positivism: what is your influence today?Ethics and social engagement into sport psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

MONTEIRO, Katia Alvares de Carvalho; RIBEIRO, Mariana Mollica da Costa  and  BASTOS, Angélica. Porta de entrada para adolescentes autistas e psicóticos numa instituição. Psicol. cienc. prof. [online]. 2007, vol.27, n.2, pp. 290-303. ISSN 1414-9893.

Este trabalho apresenta resultados de pesquisa realizada em serviço público carioca, pioneiro no atendimento a crianças e adolescentes autistas e psicóticos, o NAICAP (Núcleo de Atenção Intensiva à Criança Autista e Psicótica) do Instituto Philippe Pinel. Seu objetivo é fornecer subsídios para a criação e implementação de projetos de assistência em saúde mental para adolescentes, o que se justifica pela carência de dados estatísticos e serviços nesse setor. Foi estudada a população de adolescentes atendidos entre 1986 e 2003. Participaram da pesquisa crianças que se tornaram adolescentes durante o tratamento e pacientes que procuraram o serviço já na adolescência. O trabalho descreve quantitativamente a proveniência geográfica, o diagnóstico, o encaminhamento e o tempo de permanência na instituição. Descreve-se o procedimento de porta de entrada, o dispositivo para o acolhimento do paciente e de seus familiares segundo a orientação psicanalítica. A investigação aponta a necessidade de criação de novos serviços e de desenvolvimento de projetos para a adolescência.

Keywords : Adolescência; Instituição; Saúde mental; Autismo; Psicose.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )