SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Entrance door to psychotic and autistic adolescents in an institutionYouth, show your face: a study of the possibilities and limits of the vocacional choice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

RUBIO, Katia. Ética e compromisso social na psicologia do esporte. Psicol. cienc. prof. [online]. 2007, vol.27, n.2, pp. 304-315. ISSN 1414-9893.

A análise do esporte contemporâneo e do papel e da função dos profissionais envolvidos nesse contexto exige uma compreensão da complexa estrutura que levou o espetáculo esportivo a se transformar em um dos principais fenômenos socioculturais contemporâneos. Dentre as muitas questões pertinentes a esse debate, está o limite da busca do rendimento e a relação entre a dimensão do público e do privado na vida dos envolvidos na realização do espetáculo esportivo. A proposta deste ensaio é discutir questões éticas envolvidas na atuação do psicólogo do esporte, apontando a necessidade de superação do entendimento da Psicologia do esporte como uma especialidade que visa apenas e tão somente ao rendimento e à busca da vitória.

Keywords : Psicologia do esporte; Psicologia social do esporte; Esporte contemporâneo; Cultura e esporte.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )