SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Ethics and social engagement into sport psychologyBond and trust in group psychodrama psychotherapy care with prisoners author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

DIAS, Maria Sara de Lima  and  SOARES, Dulce Helena Penna. Jovem, mostre a sua cara: um estudo das possibilidades e limites da escolha profissional. Psicol. cienc. prof. [online]. 2007, vol.27, n.2, pp. 316-331. ISSN 1414-9893.

Este trabalho apresenta o relato de um estudo com o objetivo de analisar as condições psicossociais envolvida nas escolhas dos jovens em seus projetos profissionais, a partir da vivência de uma das autoras no Projeto Jovem, mostre a sua cara!, desenvolvido na Ilha do Mel, Paraná. A Psicologia sociohistórica e a metodologia qualitativa embasaram o estudo realizado, em que foram utilizadas técnicas de orientação profissional. A análise das narrativas produzidas pelos grupos ressaltou aspectos sobre a realidade do trabalho e sobre os limites e as possibilidades de escolhas profissionais, que refletem a situação particular desses jovens. A relevância deste relato centra-se no fato de que qualquer projeto de intervenção requer o conhecimento dos aspectos socioculturais e das dinâmicas próprias de uma comunidade específica como essa. A prática da orientação profissional pretendeu ter contribuído para mobilizar a participação dos jovens no projeto nas suas múltiplas dimensões e ter fornecido subsídios para as instituições envolvidas, tanto neste quanto em outros projetos dessa natureza.

Keywords : Orientação profissional; Escolha; Trajetória de vida; Identidade cultural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )