SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Bond and trust in group psychodrama psychotherapy care with prisonersFrom limit to hope: an account of an experience on institutional psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

DANTAS, Milena Amélia Franco  and  CHAVES, Antônio Marcos. Saúde custodiada: representações dos guardas sobre o Hospital de Custódia. Psicol. cienc. prof. [online]. 2007, vol.27, n.2, pp. 342-357. ISSN 1414-9893.

Este trabalho trata das representações sociais dos guardas do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico a respeito do tratamento da saúde mental dos internos, haja vista a demanda por práticas e por uma política que atenda aos propósitos da reforma psiquiátrica e da legislação penal brasileira. Realizamos entrevistas semi-estruturadas com dez sujeitos, abordando o que pensam acerca do Hospital, do interno/paciente, do seu papel e da saúde na instituição. Analisamos os dados à luz da teoria das representações sociais e os distribuímos em categorias segundo a análise temática. Como resultado da investigação, verificamos que, embora grande parte dos entrevistados mantenha visões e crenças sobre uma loucura perigosa e apontem a manutenção do seu papel como meio de controle, revelam discursos e práticas mais sensíveis à condição do louco infrator. Vislumbraram pouca mudança com a entrada dos técnicos, porém entendem como importante o aprimoramento das ações de saúde.

Keywords : Loucura; Saúde mental; Guardas prisionais; Representações sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )