SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Health in custody: guards' representations on the custodial hospital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

GULA, Patricia  and  PINHEIRO, Nadja. Entre o limite e a esperança: relato de uma experiência em psicologia institucional. Psicol. cienc. prof. [online]. 2007, vol.27, n.2, pp. 358-367. ISSN 1414-9893.

O presente artigo propõe uma reflexão sobre o trabalho em Psicologia institucional. Utilizando-se da perspectiva teórica de Bleger, é apresentada uma experiência de trabalho desenvolvida em uma instituição localizada na cidade de Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro, cujo principal propósito é profissionalizar adolescentes visando a seu ingresso no mercado de trabalho local. Como conclusão, são destacadas a importância e a pertinência do trabalho da Psicologia institucional, o qual permite uma significativa transformação tanto subjetiva, ao possibilitar, aos atores institucionais, a construção de suas próprias vidas, quanto institucional, ao tornar sua dinâmica mais flexível e menos cristalizada no exercício de um poder autoritário.

Keywords : Psicologia; Psicologia institucional; Instituição.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )