SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3A Transição da universidade ao mercado de trabalho na ótica do jovemInclusão escolar: representações rompartilhadas de profissionais da educação acerca da inclusão escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

CASTRO, Elisa Kern de. Psicologia pediátrica: a atenção à criança e ao adolescente com problemas de saúde. Psicol. cienc. prof. [online]. 2007, vol.27, n.3, pp. 396-405. ISSN 1414-9893.

O presente trabalho examina algumas questões referentes ao modelo psicossocial, à Psicologia da saúde e à Psicologia pediátrica. A Psicologia pediátrica é o campo que aplica os conhecimentos da Psicologia da saúde às crianças e adolescentes com problemas de saúde e tem como objetivo prevenir, compreender e tratar os problemas psicológicos causados pelos transtornos físicos. A autora discute as origens da Psicologia pediátrica, os conhecimentos básicos para trabalhar nesse campo e questões referentes à atuação prática e à pesquisa com crianças e adolescentes com problemas de saúde e suas famílias.

Palavras-chave : Psicologia pediátrica; Psicologia da saúde; Modelo biopsicossocial; Formação profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )