SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Inclusão escolar: representações rompartilhadas de profissionais da educação acerca da inclusão escolarRepercussões psicológicas do transplante de medula óssea no doador relacionado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

SILVA, Delvo Ferraz da. Psicologia e acupuntura: aspectos históricos, políticos e teóricos. Psicol. cienc. prof. [online]. 2007, vol.27, n.3, pp. 418-429. ISSN 1414-9893.

Este artigo apresenta a evolução histórica, política e teórica da acupuntura em nossa sociedade. Explora o modelo teórico proposto pela Medicina tradicional chinesa, que tem como base o conhecimento adquirido através de observações sistemáticas que ocorreram em milhares de anos e que, quando aceitos como verdades por todos os observadores, são integrados ao conjunto de conhecimentos que os orientais chamam de As Tradições. Esses conhecimentos são transmitidos de geração a geração, até o presente. Com a aproximação entre as ciências ocidentais e as tradições orientais, resultado dos esforços das Nações Unidas que culminou com a declaração de Veneza, em 1986, buscou-se apresentar, neste trabalho, como essas tradições percebem o ser humano, em particular, a psique.

Palavras-chave : Medicina tradicional chinesa; Entidades viscerais; Psiquismo; Psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )