SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue3Psychology and acupunture: historical, political and theoretical aspectsModes of working and being of motoboys: contemporary space-time experience author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

OLIVEIRAO, Érika Arantes de; SANTOSO, Manoel Antônio dos; MASTROPIETRO, Ana Paula  and  VOLTARELLI, Júlio César. Repercussões psicológicas do transplante de medula óssea no doador relacionado. Psicol. cienc. prof. [online]. 2007, vol.27, n.3, pp. 430-445. ISSN 1414-9893.

O desenvolvimento do transplante de medula óssea (TMO), nas últimas décadas, permitiu o tratamento de doenças que antes eram invariavelmente fatais. Dentre os tipos de transplante realizados, o alogênico exige a participação ativa de um membro familiar, em geral, o irmão, que arca com o encargo da doação. O objetivo do presente estudo é analisar as repercussões psicológicas dessa doação nos doadores relacionados. A amostra foi composta por dez doadores, vinculados à Unidade de TMO do HCFMRP-USP, avaliados antes e após a doação. Os instrumentos utilizados foram: roteiro de entrevista, escalas e técnicas projetivas. Os resultados demonstraram que o nível de ansiedade dos sujeitos se encontrava dentro do esperado, porém foram constatados sintomas de estresse. Afirmaram terem ficado ansiosos e relataram dor no momento pós-doação, mas acreditam que esta foi mais fácil do que imaginaram. Finalmente, em relação aos dados das técnicas projetivas, constatou-se uma alta suscetibilidade emocional, indícios de sugestionabilidade e dependência.

Keywords : Transplante de medula óssea; Estresse; Ansiedade; Doador relacionado.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )