SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Modos de trabalhar e de ser de motoboys: a vivência espaço-temporal contemporâneaDa experiência da fala de sujeitos usuários na clínica psicológica às suas possíveis repercussões índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

BERNARDES, Anita Guazzelli  e  GUARESCHI, Neuza. Estratégias de produção de si e a humanização no SUS. Psicol. cienc. prof. [online]. 2007, vol.27, n.3, pp. 462-475. ISSN 1414-9893.

O artigo visa a problematizar a relação entre as estratégias de produção de si e a Política Nacional de Humanização como um dos princípios do SUS no campo da saúde pública, assim como busca refletir a condição de existência da Humanização no campo da saúde coletiva. Para tanto, discutem-se as maneiras como essa política articula produções discursivas sobre o modo de subjetivação do indivíduo, os mecanismos de controle que intentam forjar modos que transcendem uma condição humana. Para produzir tal discussão, utiliza-se uma abordagem fundamentada em teóricos contemporâneos, principalmente os conceitos foucaultianos de tecnologias de si e modos de subjetivação, que entendem o discurso de forma a enaltecer não o que significa um conceito, mas sim, o que se produz a partir deste.

Palavras-chave : Política Nacional de Humanização; Tecnologias de si; Modos de subjetivação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )