SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Estratégias de produção de si e a humanização no SUSInventário de percepção de suporte familiar (IPSF): estudo componencial em duas configurações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

PEREIRA, Lucyanna de Farias Fagundes; CALDAS, Marcus Túlio  e  FRANCISCO, Ana Lúcia. Da experiência da fala de sujeitos usuários na clínica psicológica às suas possíveis repercussões. Psicol. cienc. prof. [online]. 2007, vol.27, n.3, pp. 476-495. ISSN 1414-9893.

Esta pesquisa busca promover reflexões sobre a clínica psicológica enquanto lugar de abertura a uma fala criadora de sentido, partindo da experiência de sujeitos usuários. Compreendendo que há uma especificidade da linguagem no espaço da clínica, acredita-se que este trabalho possibilite maior clareza quanto à propriedade, singularidade e importância dessa temática, além de levar a reflexões e discussões, tanto do ponto de vista teórico quanto dos campos de atividade do psicólogo. A modalidade clínica escolhida para refletir acerca da linguagem expressa na narrativa do sujeito foi a psicoterapia. Para isso, utilizou-se, enquanto método investigativo, a perspectiva fenomenológica existencial para compreender e interpretar, pela hermenêutica, as experiências de três clientes, sem levar em consideração idade, sexo e abordagem teórica, pois o objetivo foi colher narrativas acerca da experiência na clínica psicológica, sem especificidades. O acesso a essas pessoas se deu a partir de um contato prévio com colegas de profissão, o que possibilitou uma interlocução direta. Foi feita uma pergunta disparadora/provocadora, a fim de que os sujeitos pudessem transitar livremente por suas experiências. As discussões tornaram-se possíveis a partir de afetações e reflexões entre relatos e pesquisadora, bem como através de diálogos com autores que transitam pelo tema.

Palavras-chave : Psicologia clínica; Discurso; Criação de sentido; Narrativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )