SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Inventário de percepção de suporte familiar (IPSF): estudo componencial em duas configuraçõesUm diálogo entre um cristão ortodoxo e um behaviorista radical índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

PANTOJA, Florinaldo Carreteiro; BUCHER, Júlia Sursis Nobre Ferro  e  QUEIROZ, Cristiane Holanda. Adolescentes grávidas: vivências de uma nova realidade. Psicol. cienc. prof. [online]. 2007, vol.27, n.3, pp. 510-521. ISSN 1414-9893.

O número de adolescentes grávidas vem crescendo anualmente em todo o mundo e vem se tornando uma questão de saúde pública. Em função disso, bem como da carência de pesquisas que abordem as questões subjetivas das vivências de adolescentes grávidas, surgiu a necessidade de se estudar a complexidade desse problema, que afeta as áreas da educação, da saúde e das relações familiares. Para realizar esta pesquisa, optamos por uma abordagem qualitativa, dada a sua capacidade de propiciar melhor interação entre os envolvidos no processo. Os sujeitos escolhidos para o estudo foram dez adolescentes grávidas de baixa renda, com idades entre 16 e 19 anos, que foram atendidas numa unidade básica de saúde na cidade de Macapá, no Estado do Amapá. Os resultados constatam que é preciso aprimorar a educação sexual dentro de uma perspectiva socioeconômica, não apenas nas escolas mas também através da integração com as unidades de saúde pública, e promover espaços mais acolhedores para os adolescentes discutirem sobre sexualidade.

Palavras-chave : Adolescência; Gravidez; Sexualidade e saúde pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )