SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4O surgimento da clínica psicológica: da prática curativa aos dispositivos de promoção da saúdeEducação inclusiva no ensino superior: um novo desafio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

OLIVEIRA, Ana Paula Granzotto de  e  MILNITSKY-SAPIRO, Clary. Políticas públicas para adolescentes em vulnerabilidade social: abrigo e provisoriedade. Psicol. cienc. prof. [online]. 2007, vol.27, n.4, pp. 623-635. ISSN 1414-9893.

O presente artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado realizada em duas instituições de abrigo para adolescentes no Município de Porto Alegre, RS - uma governamental e uma ONG - e teve por objetivo analisar as práticas cotidianas e a estrutura física de cada instituição, visando a identificar possíveis diversidades entre esses elementos. Além de investigar diferenças, o artigo traz uma reflexão crítica acerca das políticas públicas na área de abrigo e acolhimento de adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Através da análise do conteúdo das falas de adultos e adolescentes participantes, procurou-se descrever o quanto políticas macro e micro interferem no acolhimento oferecido. Enfatizou-se a complexa relação entre o caráter provisório da medida de proteção, preconizada pelo ECA, e a importância do vínculo entre cuidadores e abrigados para um trabalho de integração social que vise à ressignificação das histórias de vida dos adolescentes.

Palavras-chave : Políticas públicas; ECA; Abrigo; Adolescentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )