SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Micropolítica e o exercício da pesquisa-intervenção: referenciais e dispositivos em análiseSaúde mental e saúde do trabalhador: análise das conferências nacionais brasileiras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: ciência e profissão

versión impresa ISSN 1414-9893

Resumen

LUCCIO, Flavia Di  y  NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria. Escritores de blogs: interagindo com os leitores ou apenas ouvindo ecos?. Psicol. cienc. prof. [online]. 2007, vol.27, n.4, pp. 664-679. ISSN 1414-9893.

Neste estudo, tivemos como objetivo investigar os impactos que a escrita digital e a tela do computador, como suporte textual, vêm tendo sobre escritores e leitores. As descrições que Roger Chartier faz dos três grandes cenários da escrita e da leitura que antecederam a era da escrita digital - aqueles marcados pelo rolo, pelo códice manuscrito e pelo livro impresso - serviram de contraponto para a avaliação desse novo tipo de escrita nesse novo suporte. Nossa análise se concentrou nesse quarto cenário e investigou uma de suas características inéditas: a de possibilitar a interação entre escritores e leitores nas telas de computadores conectados em rede. Para tanto, foi escolhido o espaço textual conhecido como weblog ou blog. O método de explicitação do discurso subjacente (MEDS) foi usado para realizar uma pesquisa na qual foram entrevistados autores de blogs atualizados regularmente. Embora, em um primeiro momento, os participantes tenham afirmado que sua decisão de criar e manter seus blogs estava ligada, sobretudo, à possibilidade de interação com os leitores, a análise mais minuciosa de seus depoimentos revelou um quadro diferente. Os entrevistados raramente interagem com seus leitores.

Palabras clave : Blogs; Interação; Escritores; Leitores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )