SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Escritores de blogs: interagindo com os leitores ou apenas ouvindo ecos?Percepção dos agentes comunitários de saúde sobre a violência doméstica contra a mulher índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

RAMMINGER, Tatiana  e  NARDI, Henrique Caetano. Saúde mental e saúde do trabalhador: análise das conferências nacionais brasileiras. Psicol. cienc. prof. [online]. 2007, vol.27, n.4, pp. 680-693. ISSN 1414-9893.

No presente artigo, analisamos os principais documentos que sustentam as políticas de Saúde Mental e de Saúde doTrabalhador no Brasil, quais sejam, os relatórios das Conferências Nacionais, sublinhando como a Saúde Mental, enquanto tema, aparece no discurso da Saúde doTrabalhador e vice-versa: como a Saúde doTrabalhador é apresentada no discurso da Saúde Mental. Percebemos que a Saúde Mental, enquanto tema, é apresentada em ambas as Conferências Nacionais de Saúde do Trabalhador, embora com ênfases distintas e direcionadas à discussão do trabalho na iniciativa privada. Já a Saúde doTrabalhador, enquanto objeto das Conferências Nacionais de Saúde Mental, foi paulatinamente adquirindo importância e passou de uma reivindicação pela inclusão do tema da Saúde Mental do trabalhador na legislação e nas empresas até a uma preocupação específica com a Saúde Mental do trabalhador da saúde e com o servidor público. Concluímos que as conferências denotam o jogo técnico e político da construção de uma nova cidadania brasileira, a partir da disputa pela forma de institucionalização do SUS.

Palavras-chave : Saúde Mental; Saúde do Trabalhador; Políticas públicas; Conferências Nacionais de Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )