SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Saúde mental e saúde do trabalhador: análise das conferências nacionais brasileirasPsicologia da saúde e psicologia positiva: perspectivas e desafios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

SCARANTO, Catarina Antunes Alves; BIAZEVIC, Maria Gabriela Haye  e  MICHEL-CROSATO, Edgard. Percepção dos agentes comunitários de saúde sobre a violência doméstica contra a mulher. Psicol. cienc. prof. [online]. 2007, vol.27, n.4, pp. 694-705. ISSN 1414-9893.

O objetivo deste trabalho foi investigar a percepção dos agentes comunitários de saúde sobre a violência doméstica contra a mulher. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório. Utilizou-se a técnica de entrevista semi-estruturada como instrumento de coleta dos dados. Foram entrevistados vinte e seis agentes comunitários de saúde, pertencentes aos vinte e cinco centros de saúde de um Município de médio porte da Região Sul do Brasil, em 2005. Para análise dos dados, empregou-se o método do discurso do sujeito coletivo. A análise dos resultados mostrou relato de violência doméstica contra a mulher pelo companheiro, seja física, sexual, psicológica ou econômica. É preciso dar subsídios teórico-práticos aos profissionais para detectar situações de violência, encontrar a forma de abordar as famílias e dar encaminhamento tanto aos casos de violência quanto de uso de álcool/drogas. A violência contra a mulher necessita ser alvo de políticas públicas consistentes e deve ser, efetivamente, considerada questão de saúde pública a partir do conceito ampliado de saúde.

Palavras-chave : Violência doméstica; Mulher, Saúde pública; Agente comunitário de saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )