SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Percepção dos agentes comunitários de saúde sobre a violência doméstica contra a mulherSignificado do tempo livre para adolescentes de classe popular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

CALVETTI, Prisla Ücker; MULLER, Marisa Campio  e  NUNES, Maria Lúcia Tiellet. Psicologia da saúde e psicologia positiva: perspectivas e desafios. Psicol. cienc. prof. [online]. 2007, vol.27, n.4, pp. 706-717. ISSN 1414-9893.

O presente artigo visa a discutir a interface entre Psicologia da saúde e Psicologia positiva, destacando a relevância dos aspectos positivos do desenvolvimento humano como foco de pesquisas e intervenções. Salienta-se a necessidade de avanços nos estudos relacionados aos fatores protetores e de manutenção do desenvolvimento humano saudável. Na discussão em foco neste artigo, a Psicologia da saúde e a Psicologia positiva têm importante papel na compreensão dos aspectos envolvidos no enfrentamento da doença bem como na manutenção da saúde da pessoa, e apontam a relevância do investimento científico na investigação dos fatores de proteção da saúde.

Palavras-chave : Psicologia da saúde; Psicologia positiva; Proteção da saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )