SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue4Health psychology and positive psychology: perspectives and challengesRisk perception and speeding: the law and the drivers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

CASTELLA SARRIERA, Jorge et al. Significado do tempo livre para adolescentes de classe popular. Psicol. cienc. prof. [online]. 2007, vol.27, n.4, pp. 718-729. ISSN 1414-9893.

O presente artigo é uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo sobre os significados que adolescentes de classe popular atribuem ao tempo livre. Participaram da pesquisa 120 adolescentes escolarizados de ambos os sexos, entre 12 e 18 anos, de Porto Alegre (RS - Brasil). Os resultados colhidos através de 15 grupos focais identificaram a dissonância entre as crenças e os conhecimentos sobre o tempo livre e as práticas dos adolescentes assim como os diversos sentidos atribuídos às mesmas atividades em termos de liberdade e prazer. Os significados estão unidos às experiências dos participantes e sua complexidade depende das contingências contextuais, e estão permeados pelas interligações entre diferentes conceitos emergidos. Observamos diferenças entre os grupos etários em relação à percepção de liberdade de escolha no tempo livre. Às vezes, o ócio objetiva desenvolvimento, e é um período produtivo no qual há investimentos no âmbito social, cultural ou pessoal. Por vezes, há também uma percepção do ócio como descanso, na medida em que relacionam tempo livre com idéias de compensação do cansaço oriundo das tarefas cotidianas. Observamos diferenças entre os grupos etários em relação à percepção de liberdade de escolha no tempo livre.

Keywords : Tempo livre; Adolescência; Ócio; Lazer; Classe popular; Escola pública; Prevenção; Comportamento de risco.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )