SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Psicologia da saúde e psicologia positiva: perspectivas e desafiosPercepção de risco e velocidade: a lei e os motoristas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

CASTELLA SARRIERA, Jorge et al. Significado do tempo livre para adolescentes de classe popular. Psicol. cienc. prof. [online]. 2007, vol.27, n.4, pp. 718-729. ISSN 1414-9893.

O presente artigo é uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo sobre os significados que adolescentes de classe popular atribuem ao tempo livre. Participaram da pesquisa 120 adolescentes escolarizados de ambos os sexos, entre 12 e 18 anos, de Porto Alegre (RS - Brasil). Os resultados colhidos através de 15 grupos focais identificaram a dissonância entre as crenças e os conhecimentos sobre o tempo livre e as práticas dos adolescentes assim como os diversos sentidos atribuídos às mesmas atividades em termos de liberdade e prazer. Os significados estão unidos às experiências dos participantes e sua complexidade depende das contingências contextuais, e estão permeados pelas interligações entre diferentes conceitos emergidos. Observamos diferenças entre os grupos etários em relação à percepção de liberdade de escolha no tempo livre. Às vezes, o ócio objetiva desenvolvimento, e é um período produtivo no qual há investimentos no âmbito social, cultural ou pessoal. Por vezes, há também uma percepção do ócio como descanso, na medida em que relacionam tempo livre com idéias de compensação do cansaço oriundo das tarefas cotidianas. Observamos diferenças entre os grupos etários em relação à percepção de liberdade de escolha no tempo livre.

Palavras-chave : Tempo livre; Adolescência; Ócio; Lazer; Classe popular; Escola pública; Prevenção; Comportamento de risco.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )