SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Significado do tempo livre para adolescentes de classe popularOrientação profissional em contexto coletivo: uma experiência em pré-vestibular popular índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: ciência e profissão

versión impresa ISSN 1414-9893

Resumen

THIELEN, Iara Picchioni et al. Percepção de risco e velocidade: a lei e os motoristas. Psicol. cienc. prof. [online]. 2007, vol.27, n.4, pp. 730-745. ISSN 1414-9893.

Este artigo focaliza o excesso de velocidade no trânsito urbano e analisa o impacto da legislação sobre a percepção e o comportamento dos motoristas. O ponto de partida para a análise foram os textos legais sobre limites de velocidade: o Código de Trânsito Brasileiro de 1997, a legislação estadual, que modificou o enquadramento das vias no Paraná, e, em conseqüência, afetou as determinações relativas ao excesso de velocidade, e a Lei Federal de 2006, que modificou os limites de velocidade. Os textos legais apresentam ambivalências, que distorcem o conceito de limite e podem reforçar percepções inadequadas de que "correr moderadamente" não oferece risco. Isso se deve às constantes mudanças na legislação e à divulgação confusa, que permite que os motoristas reinterpretem a lei, identificando velocidades máximas conforme seu próprio entendimento. A placa de sinalização perde a função de estímulo discriminativo e torna-se incapaz de orientar um comportamento adequado e compatível com um trânsito seguro, o que potencializa os riscos. Recomenda-se que os textos legais sejam inequívocos, a fim de impedir outras interpretações, e fixem o limite único, a partir do qual todo excesso seja considerado gravíssimo.

Palabras clave : Subjetividade e trânsito; Percepção de risco; Excesso de velocidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )