SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Percepção de risco e velocidade: a lei e os motoristasO resgate do vínculo mãe-bebê: estudo de caso de maus tratos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

SOARES, Dulce Helena Penna; KRAWULSKI, Edite; DIAS, Maria Sara de Lima  e  D'AVILA, Geruza T.. Orientação profissional em contexto coletivo: uma experiência em pré-vestibular popular. Psicol. cienc. prof. [online]. 2007, vol.27, n.4, pp. 746-759. ISSN 1414-9893.

Este artigo relata uma atividade de orientação profissional (OP) realizada em um cursinho pré-vestibular popular. Os objetivos foram sensibilizar para o processo de escolha do curso superior, favorecer a expressão de sentimentos com relação ao vestibular e ao próprio cursinho e promover a integração dos alunos. Fundamentando-se no psicodrama, a metodologia adotada envolveu debates grupais mediados pela produção de cartazes, a fim de favorecer a livre expressão de sentimentos mobilizados pelo vestibular e pela condição de freqüentadores do referido cursinho. Esses instrumentos permitiram também uma identificação e melhor integração entre os jovens, como também uma tomada de consciência de seus processos de escolha pelo curso universitário. Tal prática permitiu auxiliar esses alunos no reconhecimento das necessidades derivadas daquela condição, fortalecendo-os para o processo de escolha, para o enfrentamento da experiência do vestibular e também para a identificação e formação de vínculos com o grupo do qual faziam parte naquele momento.

Palavras-chave : Orientação profissional; Escolha profissional; Ansiedade; Vestibular.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )