SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Evaluation of an intervention of parental educative social skills program: a pilot study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

ELSIRIK, Marisa Faermann  and  TREVISAN, Juliano Fontana. A invenção do ressentimento no século XIX e os desafios da psicologia social no século XXI. Psicol. cienc. prof. [online]. 2008, vol.28, n.1, pp. 4-17. ISSN 1414-9893.

Vivemos, na aurora do século XXI, sob os efeitos da profusão de discursos - científicos ou não - que ressaltam cada vez mais uma separação entre o social e o individual. O preocupar-se cada vez mais consigo mesmo em detrimento do social é um movimento que teria se acentuado durante o século XIX. Para além do caráter verdadeiro ou falso contido nessa evidência, temos por objetivo, ao refletir sobre o conceito de ressentimento, pensar sobre as condições históricas que favoreceram a emergência desse discurso, desnudando um social (ou seriam outros sociais?) que nunca se separou do pessoal, mas que nem sempre pode ser visualizado. Esse outro social, entretanto, nos coloca outros desafios para compreender o homem e sua existência.

Keywords : Psicologia social; Nietzsche; Friedrich Wilhelm; 1844-1900; Século XIX; Ressentimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )