SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1A invenção do ressentimento no século XIX e os desafios da psicologia social no século XXIPanorama nacional da pesquisa sobre avaliação neuropsicológica de linguagem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: ciência e profissão

versión impresa ISSN 1414-9893

Resumen

BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini; SALINA-BRANDAO, Alessandra; VERSUTI-STOQUE, Fabiana Maris  y  ROSIN-PINOLA, Andréa Regina. Avaliação de um programa de intervenção de habilidades sociais educativas parentais: um estudo-piloto. Psicol. cienc. prof. [online]. 2008, vol.28, n.1, pp. 18-33. ISSN 1414-9893.

Estudos têm apontado relações entre déficits de habilidades sociais educativas de pais e problemas de comportamento de seus filhos. Nesse sentido, esta pesquisa visa a descrever os efeitos de um procedimento de intervenção com pais, o qual pretendeu promover suas habilidades sociais educativas. Participaram dois pais e sete mães, que elegeram o filho com o qual descreveram ter maiores dificuldades de relacionamento. Para a avaliação: 1) das dificuldades dos pais, foi utilizada uma entrevista estruturada, e 2) dos procedimentos de intervenção, foram utilizados: a) questionário de habilidades sociais educativas parentais (QHSE-P) e b) inventário de habilidades sociais (IHS-Del Prette). Os resultados das comparações pré e pós-intervenção do IHS-Del Prette mostraram aumento no escore dos grupos; as comparações do QHSE-P apontaram aquisições de diversas habilidades sociais educativas: expressar sentimentos positivos, agradecer elogios, dizer não e negociar limites. Discute-se a necessidade de procedimentos de promoção de habilidades sociais educativas para ampliar o repertório social parental.

Palabras clave : Treinamento de habilidades sociais; Habilidades sociais educativas; Intervenção com pais; Interação pais-filhos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )