SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Famílias e violência doméstica: condições psicossociais pós ações do conselho tutelarComo é ser adolescente do sexo feminino na periferia? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

MACEDO, Mônica Medeiros Kother; WERLANG, Blanca Susana Guevara  e  DOCKHORN, Carolina Neumann de Barros Falcão. Vorstellung: a questão da representabilidade. Psicol. cienc. prof. [online]. 2008, vol.28, n.1, pp. 68-81. ISSN 1414-9893.

A clínica psicanalítica atual exige que sejam levadas em consideração as patologias que denunciam o predomínio de conteúdos psíquicos que escapam ao universo representacional do sujeito. Por meio de uma reflexão teórica a respeito do conceito Freudiano de Vorstellung e de suas implicações na técnica psicanalítica, este artigo aborda a temática da representabilidade e irrepresentabilidade dos conteúdos psíquicos. O analista necessita ir além de seus recursos de interpretação, pois, frente a determinados pacientes com os quais se depara, deve repensar e ampliar os recursos técnicos. Aborda-se o tema da Vorstellung em relação à clínica com pacientes que padecem da capacidade de atribuição de sentido ao que os atordoa.

Palavras-chave : Técnica psicanalítica; Representabilidade; Irrepresentabilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )