SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Como é ser adolescente do sexo feminino na periferia?A memória social do estado novo em duas gerações: social memory during Getúlio Vargas dictatorship índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa de. A validade teórica em avaliação psicológica. Psicol. cienc. prof. [online]. 2008, vol.28, n.1, pp. 98-109. ISSN 1414-9893.

O objetivo deste texto é argumentar sobre a importância do respaldo teórico na interpretação de técnicas projetivas, ou métodos de auto-expressão, conferindo-lhes validade para além do que a psicometria permite. Procura-se demonstrar os pontos comuns em diversas teorias que elucidam a maneira como se estrutura a mente e a personalidade e como conteúdos ideacionais e afetivos são organizados em redes complexas. Uma vez que as respostas nas situações de investigação psicológica reproduzem os componentes afetivos e ideacionais das redes mentais, suas conexões e a qualidade das construções resultantes, que são consideradas coerentes e razoáveis em relação ao que foi experimentado pela pessoa examinada, o que interessa são as configurações e a dramaturgia presentes bem como sua plausibilidade em relação ao vivido, e não necessariamente quantidades e sintomas. Sendo assim, a validade das interpretações deve ser considerada principalmente a partir da teoria, erguida sobre observações clínicas anteriores, e sua fidedignidade só é possível com base no domínio do conhecimento teórico, da experiência clínica e do desenvolvimento mental do profissional que investiga.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; Métodos projetivos; Métodos de auto-expressão; Validade teórica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )