SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1A validade teórica em avaliação psicológicaMétodos de seleção de pessoal: discussões preliminares sob o enfoque do behaviorismo radical índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

NAIFF, Denis Giovani Monteiro; SA, Celso Pereira de  e  NAIFF, Luciene Alves Miguez. A memória social do estado novo em duas gerações: social memory during Getúlio Vargas dictatorship. Psicol. cienc. prof. [online]. 2008, vol.28, n.1, pp. 110-121. ISSN 1414-9893.

No decorrer das últimas duas décadas, um bom número de perspectivas teóricas e de pesquisas empíricas tem procurado resgatar os aspectos psicossociais presentes na memória humana. O presente trabalho tem por objetivo descrever e comparar as memórias que duas diferentes gerações na população do Rio de Janeiro guardam sobre o período compreendido pela ditadura do Estado Novo. A amostra contou com 400 sujeitos, sendo 200 idosos e 200 adultos, aos quais foi aplicado um questionário que abordava diferentes aspectos do período supracitado. Os resultados mostram uma lembrança mais forte e detalhada do período na amostra idosa do que na adulta e nos sujeitos de nível educacional mais elevado e com orientação política definida. Conclui-se que os resultados corroboram a hipótese de que os acontecimentos políticos são mais retidos na memória da geração que os tenha testemunhado durante a juventude e principalmente por parte dos seus segmentos mais escolarizados e politizados.

Palavras-chave : Memória social; Memória geracional; Estado Novo; Ditadura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )