SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Métodos de seleção de pessoal: discussões preliminares sob o enfoque do behaviorismo radicalA abordagem psicológica da problemática dos desastres: um desafio cognitivo e profissional para a Psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

TACCA, Maria Carmen Villela Rosa  e  GONZALEZ REY, Fernando Luis. Produção de sentido subjetivo: as singularidades dos alunos no processo de aprender. Psicol. cienc. prof. [online]. 2008, vol.28, n.1, pp. 138-161. ISSN 1414-9893.

Neste artigo, procuramos identificar como o sentido subjetivo se manifesta e está na base dos processos de aprendizagem de cada aluno, revelando a sua singularidade enquanto pessoa. Para essa compreensão, foi realizada uma pesquisa com base nas categorias de subjetividade e sentido subjetivo de González Rey. Nela esteve envolvida uma professora e sua turma de 4ª série do ensino fundamental. Na análise dos dados, foi possível compreender as formas como os alunos utilizavam as informações que constavam das atividades na conjuntura de seus recursos pessoais, no que emergiam diferentes sentidos subjetivos para construir caminhos de aprendizagem. Conclui-se que a aprendizagem se encontra envolvida com a produção de sentidos subjetivos procedentes dos diferentes espaços e situações de vida do aluno. Assim, considerar essa dimensão permitiria ações diferenciadas orientadas ao apoio à criança no avanço contínuo de sua escolaridade.

Palavras-chave : Sentido subjetivo; Crianças em idade escolar; Aprendizagem; Subjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )