SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Artistic expression and call center: perspectives to improve the quality of work life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

MOSKOVICS, Jenny Milner  and  CALVETTI, Prisla Ücker. Formação de multiplicadores para a prevenção das DST/AIDS numa universidade espanhola. Psicol. cienc. prof. [online]. 2008, vol.28, n.1, pp. 210-217. ISSN 1414-9893.

O HIV/AIDS tem sido um dos principais problemas de saúde pública, sendo necessário o investimento em ações de prevenção e assistência para controlar a propagação da infecção. Este trabalho visa a apresentar o relato de experiência de um curso de capacitação desenvolvido por psicólogas brasileiras com estudantes do Master en Psicología Clínica y de la Salud, da Universidad Autônoma de Madrid (UAM). O curso teve 15h de duração, no decorrer de três semanas, com oficinas sobre sexualidade, DST/AIDS, drogas e planejamento de projetos. Foram realizadas atividades com base numa metodologia participativa e problematizadora. Oportunizaram-se técnicas vivenciais sobre vulnerabilidade, prevenção, promoção de saúde e protagonismo. Ao término do curso, realizou-se uma avaliação, e foram elaborados projetos de intervenção para o desenvolvimento de futuras ações de prevenção. O grupo de estudantes manifestou interesse em aplicar a proposta brasileira, destacando a importância da busca de novas estratégias em DST/ AIDS, com o psicólogo como fonte de apoio social quanto ao planejamento de intervenções psicoeducativas.

Keywords : Doenças Sexualmente Transmissíveis; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Prevenção; Adolescentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )