SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2As representações sociais da depressão pós-parto elaboradas por mães puérperas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Resumo

SILVEIRA, Silvia Maria  e  NARDI, Henrique Caetano. Formação em psicologia e vulnerabilidade social: um estudo das expectativas de inserção profissional de formandos. Psicol. cienc. prof. [online]. 2008, vol.28, n.2, pp. 228-243. ISSN 1414-9893.

Este trabalho busca compreender como se construíram as expectativas de inserção profissional de formandos em Psicologia de uma universidade privada do interior do Rio Grande do Sul. Utilizamos como suporte teórico as contribuições de Michel Foucault e Robert castel. As entrevistas foram realizadas seguindo a metodologia das trajetórias de vida conforme descrição de Robert cabanes e Daniel Bertaux, buscando estabelecer relações entre estas, o trabalho e a construção do ideal profissional. Foram realizadas seis entrevistas não estruturadas, que seguiram o modelo da abordagem biográfica. As conclusões apontam a distância entre o ideal de uma formação centrada na clínica como forma de ascensão social e a realidade do mercado e as condições de vulnerabilidade das trajetórias desse grupo em particular.

Palavras-chave : Formação em psicologia; Trajetórias de vida; Vulnerabilidade social; Inserção profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )